terça-feira, março 07, 2006

O Futuro dos audio-visuais?!?!

Ao ler a edição online do Público, deparei-me com a seguinte noticia:

Segunda televisão online no Alentejo
TV Beja arranca sexta-feira com emissões experimentais na Internet
07.03.2006 - 14h16 Lusa

"A TV Beja arranca esta sexta-feira com emissões experimentais para oferecer o "melhor do distrito" através de uma nova plataforma de divulgação de conteúdos audiovisuais.
Miguel Correia, da Campo dos Media, empresa alentejana de comunicação responsável pelo projecto, explicou hoje à agência Lusa que o canal online (o segundo no Alentejo e o quinta em Portugal) será "uma alternativa aos tradicionais órgãos de comunicação social, oferecendo uma nova abordagem comunicativa".
"Através das potencialidades da Internet, como a interactividade e o acesso flexível, queremos oferecer, sobretudo, conteúdos audiovisuais sobre o melhor do distrito de Beja", precisou.
Defendendo que as emissões contínuas "não fazem sentido na Internet", Miguel Correia adiantou que a programação da TV Beja, em fase experimental até 15 de Maio, vai ser "flexível", baseando-se em "conteúdos por pedido".
Quem entrar no site do canal, em www.tvbeja.com, poderá escolher "o que quer ver e quando", explicou, acrescentando que, desta forma, os espectadores vão ter um "papel decisivo" na definição da programação do canal.
"Ao sabermos quais os conteúdos mais acedidos, vamos poder definir estratégias em termos temáticos", explicou, assegurando, contudo, que o canal "não vai andar atrás das escolhas dos espectadores".
Segundo Miguel Correia, em termos informativos, a programação da TV Beja vai disponibilizar notícias e reportagens "avulso".
Ao nível de entretenimento, o canal vai apresentar programas de natureza cultural, social e desportiva, que serão lançados faseadamente no decurso dos meses de Abril e Maio.
De acordo com o responsável, o canal já está a preparar alguns programas âncora do projecto, que irão abordar temáticas como as freguesias, as escolas e a música do distrito, os desportos radicais e os livros.
No entanto, para já, o primeiro desafio da TV Beja, segundo o responsável, vai ser assegurar as emissões de um projecto paralelo, a TV Ovibeja, a "grande novidade" da edição deste ano da maior feira de ovinos e caprinos do sul do país.
A TV Ovibeja irá funcionar nos dias do certame, entre 29 de Abril e 7 de Maio, das 13h00 às 23h00 horas, com emissões que poderão ser vistas em vários monitores espalhados pelo local da feira ou na Internet, em www.ovibeja.com.
Sedeado em Beja, o canal dispõe de um estúdio com cenários virtuais e de uma equipa residente de dez profissionais, entre jornalistas, repórteres de imagem e técnicos, contando ainda com a colaboração de uma rádio local de Beja e de uma empresa de audiovisuais para a produção de conteúdos.
Miguel Correia mostrou-se ainda satisfeito com a aceitação do projecto junto da comunidade local, adiantando que "já existem muitos contactos de empresas para a compra de espaços publicitários", situação que considerou "fundamental para a viabilidade do projecto".
A TV Beja é o quinto canal de televisão online em Portugal, depois da TV Ciência, publicação periódica de informação sobre ciência e tecnologias do Instituto de Investigação Científica Tropical, da TV Famalicão, da açoriana TV Net e da TV Alentejo, também sedeada em Beja."

in Público

Ora quer-me parecer que afinal de contas ainda se faz alguma inovação em Portugal. Penso que é uma boa alternativa aos canais nacionais, e que esta deve ser explorada de forma a acabar com paradoxo que existe actualmente, a nível de informação: Sabermos o que se passa no mundo, e não sabermos o que se passa à nossa volta!!!
Contudo, penso que estes meios só irão sobreviver se forem bem explorados e divulgados, e apresentem também uma alternativa figdigna ao panorâma informativo português, bem como o entretinemento, etc.....
Vamos lá ver se a moda pega, ou se não passa mesmo disso...uma moda!!!!

3 comentários:

Noz disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Noz disse...

É demostração da grande importância do jornalismo regional. Lembro de qualquer coisa sobre este tema em algumas aulas que fui.
É a prova que verdadeira Aldeia Global ainda está em formação, Portugal não é apenas Lisboa e Porto. Não se pode ir buscar o nome de "Aldeia" adequa-lo ao mundo moderno e deixar as verdadeiras aldeias fora deste mundo globalizado.

Sara disse...

Eu não me lembro de quase nada das aulas... E até fui a algumas! :S